Castanhas, sim senhor!

Meu primeiro lanche da tarde é um mix com 30 gramas de castanhas

Meu primeiro lanche da tarde é um mix com 30 gramas de castanhas

Não sei se minha “loucura” fica evidente aqui no blog, mas quem convive comigo sabe que carrego um grau de, digamos, paranóia, com as calorias. Minha ignorância no assunto, acho que colabora muito com isso. Por esse motivo sempre tive um pouco de preconceito com as castanhas. Pensava que, por serem calóricas, não eram necessárias e deveriam ser, simplesmente, banidas da alimentação. Pura ignorância.

Desde que procurei ajuda de um nutricionista esportivo para alcançar meu objetivo (o Fabiano Morige, que eu falei no outro post), decidi que seguiria à risca as suas recomendações. Eu sou teimosa e em diversas outras ocasiões, quando procurei ajuda profissional, acabava fazendo o que eu achava melhor, e não o que era sugerido.

O Fabiano colocou 30 gramas de castanhas no meu lanche da tarde e, mesmo já convencida a comer, pesquisei a respeito. Gente, castanha é tudo de bom. É claro que não dá para comer o pote inteiro, mas na quantidade correta ela até ajuda a emagrecer. Vários estudos comprovam isso.

Eu consumo um mix de castanhas (compro castanha de caju, amendoim torrado e castanha do para, tudo sem sal, misturo e peso as 30 gramas). A castanha do pará, por exemplo, além de nutrir, ajuda a combater doenças do coração, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade.
Chamadas de frutas oleaginosas, as castanhas estão cheias de nutrientes, são ricas em gorduras monoinsaturadas e, por isso, auxiliam na perda de peso mantendo estável o nível de açúcar no sangue.
Ainda melhor do que ajudar a perder peso, segundo um estudo publicado na revista International Journal of Obesity, as castanhas ajudam a manter a perda de peso, ou seja, emagrecer e não voltar a engordar.

Outra justificativa interessante para consumir frutas oleaginosas é que elas ajudam a converter gordura corporal em energia.

O que é que a castanha tem:
Castanhas são ricas em fibras, cálcio, ferro, proteína, potássio, zinco, selênio, vitamina E e ácido fólico. Elas auxiliam a produção de glóbulos brancos e magnésio, ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir sintomas da TPM e o colesterol ruim.
Vale lembrar que, mesmo com todos os benefícios, é bom ter cautela, já que elas são bem calóricas. 30 gramas de amendoim (ou três colheres de sopa) tem 180 calorias. A mesma quantidade de castanha de caju tem 216 calorias. O ideal é consumir entre 20 e 50 gramas por dia.

As especiarias são inúmeras e todas possuem nutrientes ricos que favorecem o emagrecimento. São ingredientes que ressaltam o sabor sem acrescentar calorias e que ainda aceleram o metabolismo. Para estas pitadas de boa forma, use e abuse com gosto.

Com eles, a ideia é reinventar a própria comida. E, no processo, descobrir novos sabores. Especiarias são nossas aliadas. Isso porque seu uso acelera o metabolismo, o que ajudar a perder peso. É a ciência por trás dos temperos. Dentre todas, prefiro a pimenta. Quando consumida nas refeições, estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Além disso, cada grama de pimenta queima até 45 calorias e derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal.

Deixe um comentário