Driblando a ansiedade

Aposte nos alimentos certos e acabe com a ansiedade

Aposte nos alimentos certos e acabe com a ansiedade

Dizem que o mal da humanidade é a ansiedade. Eu não sei ao certo sobre a humanidade, mas o meu, com certeza é! Caramba, difícil encontrar alguém tão ansiosa quanto eu. Se estou feliz, fico ansiosa, se estou triste, também fico. Se estou preocupada, entro em paranóia de tanta ansiedade. E olha que já fui bem pior viu! O problema é que a maioria das pessoas com algum grau de transtorno de ansiedade acaba descontando isso na comida. Quem se identifica aí?
Dizem que para pessoas como eu e tantos outros ansiosos, terapia é melhor remédio, mas enquanto não posso me dar essa oportunidade procuro ocupar a mente para não me jogar num prato de guloseima ou num pote de sorvete.
Eu sempre digo isso aqui, mas vale lembrar: não sou profissional e o que escrevo aqui tem por base as minhas experiências e descobertas, ok?
Quando sinto os primeiros sintomas da ansiedade, geralmente insônia e uma certa hiperatividade, procuro sair de casa e me distrair com outras coisas: uma caminhada, conversar com amigas, por exemplo.
Uma vez comentei sobre isso com um homeopata e ele me receitou florais de bach, gotinhas naturais que ajudam a acalmar, mas como sou avessa a qualquer tipo de medicação, natural ou não, pedi a ele uma outra solução. Ele me sugeriu, na época, que nesses dias de ansiedade, eu optasse por alguns alimentos chaves, como peixes, camomila e verduras de cor escura, o espinafre, principalmente. A banana também é ótima para combater esses sintomas.
Pesquisei a respeito e há uma explicação lógica para isso. Os peixes contém uma substância chamada triptofano, que ajuda a estimular a produção de serotonina, o hormônio do bem estar. A banana tem essa substância também, com a diferença de que é doce, e ameniza a vontade de comer o pote de açúcar. O ômega 3, presente também nos peixes, ajuda a reduzir em até 20% a ansiedade.
As verduras escuras tem ácido fólico, ótimo aliado contra a ansiedade, além de combater o inchaço e a retenção de líquidos (eu uso muito no suco detox…). A camomila é uma velha conhecida das nossas avós. A erva tem um poder calmante muito importante, que também alivia a ansiedade. Se tomada sem açúcar tem zero calorias.
A maça e o maracujá também tem poder contra a ansiedade. Juntos então, são perfeitos. Quando a ansiedade está no nível máximo faço um chá com um maracujá cortado ao meio, com casca e sementes, e uma maça também cortada ao meio, com casca também. Cubro com água e deixo ferver até a maça estar cozida. Passo na peneira e adoço o líquido com uma colher de mel.
Além de delicioso, deixa um aroma incrível na casa.

Deixe um comentário