Variando o cardápio

'Escondidinho magro' de frango com batata doce. Varie para não enjoar

‘Escondidinho magro’ de frango com batata doce. Varie para não enjoar

Uma das reclamações mais constantes de quem segue um cardápio para se reeducar e perder peso é quanto à falta de opção na hora de variar entre os alimentos sugeridos e, assim, não enjoar. Comigo, claro, não é diferente e eu estava quase ao ponto de não poder sentir nem o cheiro de frango com batata doce.
Eu faço dois lanches no período da tarde e nenhum de manhã, já que entre o café da manhã e o almoço eu tenho pouco tempo. À tarde, em contrapartida, eu tenho um período muito longo entre o almoço e o jantar (almoço às 11h30 e janto às 21 horas) e é por esse motivo que eu tenho duas pequenas refeições nesse período. Em uma delas a recomendação do meu instrutor Fabiano Morige (ele é graduado em Educação Física e especializado em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício) é comer a bendita batata doce cozida com frango. No outro lanche eu como 30 gramas de castanhas, mas isso eu conto em outro post.

Torci o nariz para a combinação de batata doce e frango desde o início, eu confesso, mas como o educador físico entende muita mais do que eu sobre o que faz ou não bem para o meu organismo e a minha dieta resolvi arriscar. Desde então todos os dias, às 18 horas, como esses dois alimentos.

Tenho testado variações da combinação para não enjoar e confesso que já me acostumei com o “lanchinho”.
Nos primeiros dias comia a batata doce cozida e temperada apenas com sal e o frango idem, os dois separadamente. Com o passar dos dias comecei a arriscar…

Um dia amasso a batata doce como um purê (tempero com um pouco de sal e ervas desidratadas) e a coloco por cima ou por baixo do frango desfiado (uso os mesmos temperos). Fica uma espécie de escondidinho magro.

Salgado Maromba, outra variação para o frango com batata doce

Salgado Maromba, outra variação para o frango com batata doce

No outro dia misturo os dois, batata doce amassada e frango desfiado, ambos temperados e já cozidos, monto um “salgado” e coloco para assar no forno quente. Outra façanha que me ajuda a gostar dessa combinação é o uso de um pouco de mostarda.
Minha experiência com o frango e a batata doce, eu admito, tem sido bem menos traumática do que eu imaginava. O segredo, eu acho, é variar.

Tenho usado um tempero chamado Mrs Dash, ele é importado, mas é vendido em casa de alimentação funcional e de suplementos, sem calorias e zero de sódio.

Bem temperada, a batata doce é até bem gostosa!
Minha próxima experiência vai ser misturar batata doce e canela, mas como eu ainda não testei, não posso sugerir!

Os benefícios da batata doce

A batata doce tem me ajudado a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Apesar de ser um carboidrato ela é de baixo índice glicêmico, o que faz com que ajude a segurar a entrada de glicose na circulação sanguínea (os alimentos de alto índice, como as farinhas brancas, aumentam as taxas de açúcar no sangue, forçando o pâncreas a trabalhar dobrado para produzir a insulina).
A batata doce é indicada para quem prática exercício e para quem quer perder peso porque consegue fornecer energia sem ter que sobrecarregar o pâncreas para isso. Além de tudo isso, tem cálcio, fibras, potássio e fósforo, auxilia no controle do diabetes e do colesterol.
Se convenceu a inserir a batatinha doce no seu cardápio? Mas olha, nada de exagero, ok? Ela, assim como outros alimentos, tem calorias: cerca de 100 calorias por 100 gramas.

Deixe um comentário